HISTÓRIA

Para você que não consegue estudar história: Leia com calma cada parágrafo depois tente interpreta-lo.

A independência das Treze Colônias                                   

A Inglaterra não tinha um controle rigoroso nas suas colônias, principalmente nas da América do Norte, porém, no sec. XVII, ela tentou  proibir o comércio marítimo com navios não autorizados por meio da  Lei de Comércio e Navegação. Os colonos recusaram-se de cumprir as ordens.
Um século depois a Inglaterra e Prússia lutaram contra a França, a áustria e a Rússia pela disputa de territórios, principalmente os da América do Norte, esse conflito ficou conhecido como Guerra dos Sete Anos, a origem do conflito estava na rivalidade comercial da França e da Inglaterra. Derrotada, a França perdeu as terras do atual Canadá, o vale do rio Ohio, as Bahamas, entre outros territórios. O triunfo da Inglaterra foi total. Com o fim da guerra, dominou o comércio ultramarino e dona de um Império Colonial que lhe proporcionava enormes riquezas.
Mesmos vitoriosos, os ingleses tiveram bastantes gastos militares. Para buscar compensação financeiras, procuraram arrecadar mais impostos dos colonos americanos. O parlamento aprovou uma série de medidas que procuravam obter das Treze Colônias na América do Norte parte dos recursos necessários ao pagamento das dívidas da Coroa. Entre elas:
  • Lei de Receita ou Lei do açúcar: impunha aos colonos o pagamento de impostos sobre diversos produtos importados, como melaço, vinho, café, seda e linho.
  • Lei do Selo: cobrava impostos sobre os documentos e textos impressos(jornais, manifestos...) 
  • Lei do Chá: Autorizava o monopólio do comércio de chá no mercado interno a Companhia das Índias Ocidentais, isso afetou os colonos, que comercializavam o produto. 
Pouco tempo depois,  colonos disfarçados de índios lançaram ao mar o carregamento de chá de 3 navios ingleses. A repressão britânica não tardou, e decretou mais uma séries de medidas intoleráveis: o fechamento do porto de Boston(até que o valor das mercadorias jogadas no mar fosse pago), a colônia de Massachusetts foi ocupada por tropas inglesas. Indignados, os líderes das colônias reuniram-se no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia e decidiram que os produtos ingleses não seriam mais comercializados nas colônias.

A declaração de Independência                                                   

A Guera de Independência, ou Revolução Americana, começou em 1775, representantes das colôniasreuniram-se no Segundo Congresso Continental da Filadelfia, e aprovaram a Declaração de Independência.
O documento, inspirados nos princípios iluministas, proclamava o direito das colônias á liberdade e criava a Republica dos Estados Unidos da América. Suas principais ideias são:


  • Todos os homens foram criados iguais.
  • Todos tem direito á vida, á liberdade e á busca da felicidade.
  • Sempre que uma forma de governo anular esses objetivos,o povo pode alterá-lo ou instituir um novo governo. 
  • As colônias unidas são Estados livres e independentes.
  • Nenhuma colônia deve obediência á Coroa britânica. 

Com o auxilio de franceses, espanhóis e holandeses, os colonos americanos derrotaram os ingleses na Batalha de Yorktown. Dois anos depois foi assinado o Tratado de Paris, pelo qual a Inglaterra reconhecia a independência dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos tornaram-se o primeiro país americano independente. Fez surgir uma nova organização política, baseada nos princípios liberais e iluministas: a república moderna, com governantes eleitos e submetidos a uma constituição.

Atividades                                                                                      

1- Oque foi a Lei de Comércio e Navegação? (selecione para ver a resposta)

Uma Lei que tentou  proibir o comércio marítimo com navios não autorizados pela Inglaterra

2- Explique a Guerra dos Sete Anos: (selecione para ver a resposta)

A Inglaterra e Prússia lutaram contra a França, a áustria e a Rússia pela disputa de territórios, principalmente os da América do Norte, esse conflito ficou conhecido como Guerra dos Sete Anos, a origem do conflito estava na rivalidade comercial da França e da Inglaterra. Derrotada, a França perdeu as terras do atual Canadá, o vale do rio Ohio, as Bahamas, entre outros territórios. O triunfo da Inglaterra foi total.

3- Quais foram as 3 Leis Intoleráveis? Explique cada uma.(selecione para ver a resposta)
  • Lei de Receita ou Lei do açúcar: impunha aos colonos o pagamento de impostos sobre diversos produtos importados, como melaço, vinho, café, seda e linho.
  • Lei do Selo: cobrava impostos sobre os documentos e textos impressos(jornais, manifestos...) 
  • Lei do Chá: Autorizava o monopólio do comércio de chá no mercado interno a Companhia das Índias Ocidentais, isso afetou os colonos, que comercializavam o produto. 
4- Como os colonos reagiram quando souberam da Lei do Chá? E a Coroa inglesa? Como reagiu ao saber do fato que os colonos fizeram? (selecione para ver a resposta)

colonos disfarçados de índios lançaram ao mar o carregamento de chá de 3 navios ingleses. A repressão britânica não tardou, e decretou mais uma séries de medidas intoleráveis: o fechamento do porto de Boston(até que o valor das mercadorias jogadas no mar fosse pago), a colônia de Massachusetts foi ocupada por tropas inglesas

5- Por qual motivo houve o Primeiro Congresso da Filadélfia? (selecione para ver a resposta)

Os líderes das colônias estavam indignados com as medidas tomadas, assim, reuniram-se no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia e decidiram que os produtos ingleses não seriam mais comercializados nas colônias.

6- Quais as principais ideias iluministas da República dos Estados Unidos? (selecione para ver a resposta)
  • Todos os homens foram criados iguais.
  • Todos tem direito á vida, á liberdade e á busca da felicidade.
  • Sempre que uma forma de governo anular esses objetivos,o povo pode alterá-lo ou instituir um novo governo. 
  • As colônias unidas são Estados livres e independentes.
  • Nenhuma colônia deve obediência á Coroa britânica. 
O Iluminismo                                                                         

O antigo Regime Europeu                                                   


Durante a Idade Moderna, a sociedade europeia era desigual e hierarquizada. O clero e a Nobreza eram donos das maiores propriedades e, desde a época do feudalismo, não pagavam impostos e desfrutavam de uma vida de luxo na corte que circundava o rei. O povo era formado por camponeses, trabalhadores, burgueses e pessoas sem ocupação definida. Além de não possuírem direitos, arcavam com o peso de todos os impostos.
A posição social de um individuo era determinada pela origem. Era quase nula a possibilidade de alguém mudar de classe social. A maioria dos países europeus era governada por reis absolutistas. Tanto a rígida divisão social como o absoluto poder dos reis eram apresentados como a vontade de Deus. Assim, toda crítica á organização social e política era considerada desobediência a vontade e Deus. Ao conjunto de características econômicas, políticas, sociais e culturais que marcaram a Idade Moderna dá-se o nome de Antigo regime Europeu.

Reações ao Antigo Regime                                                           

Os primeiros questionamento que abalariam o Antigo regime começaram na Inglaterra, quando o poder real foi dividido com o parlamento. No contexto de revolução, o filósofo John Locke criou uma definição para as bases do pensamento politico liberal ao propor que os governos nasciam de um pacto com a sociedade, por meio do Contrato Social. Segundo ele, a sociedade aceitava ser governada para não ter conflitos. Em troca, o governo se comprometia a corresponder aos interesses comuns, caso ao contrario, seria revogado. Na frança, essas reflexões seriam levadas adiante por diversos pensadores, chamados iluministas.
O nome Iluminismo veio da ideia que a Europa vivia, desde a epoca medieval, onde vivia nas trevas, sem conhecimento, resultado do controle da Igreja sobre a cultura e a sociedade. Na visão dos iluministas, só a razão poderia colocar a humanidade no caminho da luz. O movimento Iluminista foi uma reação ao Antigo Regime, criticado por manter as velhas estruturas feudais, a influência da Igreja, os privilégios da Nobreza, a servidão no campo e a falta de liberdade de expressão. Os iluministas travavam um batalha permanente contra o Misticismo e a superstição. Defendiam a educação popular e a tolerância religiosa, tinham uma visão em que o homem era o centro de tudo, ele podia criar um mundo melhor, realizar inventos e controlar a natureza através da ciência.A preocupação em levar conhecimento resultou na Enciclopédia.
Os principais pensadores iluministas:


O despotismo esclarecido                                                           

Inspirados pelas novas correntes do pensamento liberais e ilustradas, diversos monarcas europeus procuravam modernizar seus Estados. Não se tratava de amenizar o poder absoluto, e sim de evitar a insatisfação popular e tornar a administração do reino mais eficiente.
Por se espelharem em ideias dos filósofos franceses, esses reis ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos.

Ataque ao mercantilismo                                                               

Em 1776, foi publicada a Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, de Adam Smith. A obra tornou-se a base do pensamento econômico liberal que se desenvolveria, caracterizado pelo ataque ás premissas do mercantilismo, como a defesa da intervenção do Estado na economia para assegurar o enriquecimento nacional. O liberalismo defendia que era preciso deixar a economia se autorregular. Em lugar de metais preciosos que os Estados mercantilistas acumulavam como símbolo de riqueza, o trabalho passava a ser visto pelos liberais como a fonte de riqueza. A tese de Adam Smith valorizava o papel de cada individuo na dinâmica econômica.

Princípios da educação moderna                                                   

Os iluministas propunham uma educação laica, dirigida pelo Estado, e não pela Igreja como no Antigo Regime, e para o estudo da ciência. Os principais itens do ideal liberal da educação, defendidos pelos iluministas eram:


  • Educação laica: O ensino não pode ter relação com a religião.
  • Educação obrigatória e gratuita: A educação não deve ser privilégio para alguns, tem de ser a todas as classes e sem nenhum custo.
  • Ensino científico: A escola deve estar voltada ao estudo da ciência, do oficio e da técnicas.
O principal liberal da educação foram implantados na Europa. 

Atividades                                                                                        

1- O que foi o Antigo Regime Europeu? (selecione para ver a resposta)

Ao conjunto de características econômicas, políticas, sociais e culturais que marcaram a Idade Moderna dá-se o nome de Antigo regime Europeu.

2- Quais foram as características do Antigo Regime Europeu? (selecione para ver a resposta)

 a sociedade europeia era desigual e hierarquizada, O clero e a nobreza eram privilegiadas, já o povo(trabalhadores, burgueses...) tinham que pagar impostos e cumprir ordens.

3- Assinale com as afirmativas corretas.

( 1 ) Os iluministas eram a favor de um Estado autoritário, que controlasse a economia, e de uma Igreja que regasse a vida do povo.
( 2 ) Os iluministas defendiam, para a economia, a livre concorrência, o lei da oferta e da procura, a não intervenção do Estado, o trabalho como origem da riqueza e a valorização do esforço individual.
( 4 ) Os iluministas defendiam o Antigo Regime Europeu
( 5 ) O iluminismo foi um termo utilizado para denominar o período entendido como a superação da cultura medieval.
( 6 )Para os iluministas, a época medieval esteve mergulhada nas trevas, resultado do controle da Igreja.

resposta: selecione para visualizar: 2, 5 e 6

4- Oque é um déspota esclarecido? (selecione para visualizar a resposta)

Um monarca que procurou modernizar seu Estado inspirado pelo pensamento liberal dos iluministas.

5- Quais são os 4 pensadores iluministas? E quais são seus pensamentos?

Resposta: Ver tabela acima.

Quais são os principais itens do ideal liberal da educação? (selecione para ver a resposta)


  • Educação laica: O ensino não pode ter relação com a religião.
  • Educação obrigatória e gratuita: A educação não deve ser privilégio para alguns, tem de ser a todas as classes e sem nenhum custo.
  • Ensino científico: A escola deve estar voltada ao estudo da ciência, do oficio e da técnicas.

A revolução Francesa                                                         



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